terça-feira, 31 de maio de 2011

CONFETTI, CORIANDOLI, CONFETES OU CONFEITOS ?!

Em italiano, confetti são confeitos, e para os nossos confetes (que normalmente acompanham as serpentinas) a tradução é coriandoli. Mas tudo isso está intimamente ligado através da história e, de qualquer maneira, estamos falando de tradições.

A origem dos confetti (confeitos de amêndoas), como a maioria das tradições, também tem suas controvérsias: uma lenda diz que os confetti foram inventados pelo árabe Al Razi com fins terapêuticos, enquanto, segundo fontes mais históricas, a tradição remonta ao período romano quando, para festejar nascimentos e matrimônios, eram lançados doces feitos com amêndoas, farinha e mel, como os nossos confetes (coriandoli) de carnaval.

A maneira mais civilizada de distribuí-los já era registrada por volta de 1200 quando nobres famílias venezianas os presenteavam em pequenas caixas decoradas. E foi no final do séc.XV, com a importação do açúcar da Índia Ocidental, que os confetti começaram a assumir a forma e sabor até hoje conhecidos.  

UMA TRADIÇÃO LEVA À OUTRA

Assim, há séculos os confetti são protagonistas das tradições italianas mais importantes: considerados símbolos de bons presságios, variam de cor e quantidade conforme o tipo de cerimônia. Para o batismo, devem ser azuis para os meninos e rosa para as meninas. "Grande novidade...", você deve estar pensando. Ah! Mas aí também tem uma explicação para essa tradição: o azul indica a cor do céu e é símbolo, portanto, de uma futura eleva grandeza moral, enquanto o rosa, remetendo à cor do sangue, representa a fertilidade feminina. 

No que diz respeito ao casamento, a tradição determina que os confetti sejam brancos, simbolizando a pureza da noiva! E oferecidos sempre em número ímpar (de preferência, cinco). Por tratar-se de um número primo - indivisível - torna-se assim símbolo de uma união indissolúvel. O número cinco, entretanto, faz referência às cinco qualidades que se deseja que estejam presentes na vida dos noivos: fertilidade, felicidade, longa vida, saúde e riqueza. E já que são tão bons votos, podem estar representados também nos nascimentos e batizados.

Por isso, vai distribuir confetti? Não esqueça, sempre cinco (ou triplique os votos)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário